terça-feira, 28 de julho de 2009

Amigos na cidade

Nesse momento em que me encontro redescobrindo a minha cidade pude ter uma nova experiência: ser anfitrião ao apresentar a querida Pelotas a amigos de fora. Como é bom receber amigos, ainda mais quando podemos apresentar lugares que há pouco foram redescobertos por mim mesmo.
Um carro veio de Caxias do Sul – na verdade ainda não sei se aquilo era um caro ou uma nave incandescente. Cristiano Pelego, Nath, Tchesco e Taisa (o casal de 2010/2) partiram da segunda maior cidade do estado. No meio do caminho, na maior cidade do estado – nossa capital – pegaram outra amiga que mora longe: Carine, de Três Coroas. MaGavilha... Carro cheio e pronto para decolar.
Foi apenas um fim de semana, mais especificamente, dois ralos dias, porém, com uma intensidade sem medida.


Chegaram
Na chegada aquele fiasco básico, com buzinaço e todos os gritos e expressões que a gringalhada da serra traz junto. Um lanche do Ronaldo – pra mostrar o que é mesmo um bom lanche – e em seguida a montagem da nossa programação do find. Tudo regado a muito doce, chocolates e tudo mais, coisa que na casa dos Hasse nunca falta.
A programação estava pronta. Iniciaremos pela visita ao centro histórico, depois almoçamos, vamos até a Charqueada fazer um passeio de barco e depois: Laranjal.

Dia 18/07
Nos encontramos todos na praça Coronel Pedro Osório. Foi ali a primeira pausa para a sessão de fotos. Em seguida, o mais antigo teatro em funcionamento do Brasil foi o cenário para mais registros. Dali caminhamos na tradicional Rua XV de Novembro, apresentamos o Café Aquários e decidimos almoçar no restaurante Alles Blau. A comida lá é ótima, nós já sabíamos disso, mas quando é elogiada por pessoas de fora a gente tem a certeza que acertou. Ali também foi o palco de grandes risadas, diria até que foi o primeiro grande momento de uma fiasqueira básica. Quando olho pra mesa do lado, os conhecidos estão se finando de tanto rir. A Juh está num vermelhão e quase chorando. A Lidi está com aquelas risadas que quando vê sai só àqueles gritos (quem conhece já está rindo só de imaginar). Como diz do Cris Pelego: parece que não troca a marcha. É bem isso mesmo. Depois entendemos o motivo da risada. De fato gurias, a doçaria Bidola era merecedora de todo aquele alvoroço.
Saímos do restaurante e fomos comer a sobremesa. Não na Bidola (que na verdade estava se referindo a Berola) e sim na Doçaria Pelotense. Junta mesa, escolhe doce e mais uma vez o terreno tava marcado pela “excursão”. E digamos que o auge do momento foi a interpretação do Tchesco imitando a bixinha mascando chiclete – inigualável.
Saímos do centro e em direção a casa Juh pra preparar o mate, passamos pela Catedral. Mesmo para um grupo de evangélicos, o sentimento que aquilo representa é algum majestoso. Ficaram ali registros ótimos. Os vitrais, a cúpula, as colunas. Só o que estragaram as fotos foram as nossas latinhas. Teve até pelotense que nunca tinha entrado na Catedral. Só por isso já valeu!

Mate pronto e se vamos para o Laranjal. No meio do caminho, uma passada pela Charqueada, pra ver se haveria ainda a possibilidade de rolar o passeio de barco. Ilusão nossa, se o cara ficou de ligar desde cedo para confirmar e até aquele momento não havia ligado, era óbvio que não iria sair. Mas bueno, são alguns detalhes como esses que tentam tirar a beleza da minha terra.
Meia volta, e vamos para o único destino confirmado: praia do Laranjal. Um ótimo momento de conversas e o momento em que as gurias se lavaram batendo fotos. Claro, naquela função de que na média, são uns 50 clics pra um resultado de sete (seeeeeetiii) fotos aproveitáveis... Também foram momentos de dar mais valor ainda pra cidade, quando o Tchesco comenta que se surpreendeu positivamente com Pelotas. Que por aquilo que ele ouvia falar, não imaginava que fosse assim. Mais um ponto pra nós! Muitas fotos no trapiche. Algumas inclusive reveladoras... mas deixa quieto. Depois um pastelzinho na Barra e voltamos pra casa.



À noite o Central Perk dos Friends entrou em ação – a agora com aqueles sofás ali, até que ta parecido mesmo. Mais uma vez o Leandro se puxou no churras. Quase não demos conta de comer picanha, entrecô e salsichão. O doce foi algo que contribuiu para dar aquela selada. Todos tristes, jogados nos sofás e nas cadeiras esboçando algumas caras de sono. Entre uma bocejada e outra, surge uma idéia brilhante: Vamos brincar de qual é a música! Idéia da Taisa que passou as regras e iniciou a partida. Que disputa! Até descobri que as gurias não são tão boas nisso quanto parece. Até por que, quando a gente canta uma música que elas muito conhecem e que muito dançaram, se fazem de desentendidas... (mais explicações em um dos recados do meu Orkut). Foi divertido... achei que todos tinham fumado um boa noite ou então cheirado um Flit. Valeu! A noite matou a pau. Estávamos nos encaminhando para o último dia de convívio.



Domingo, 19/07, aniversário da Taisa
O ajuntamento foi lá na casa da Lidi. Por incrível que parece naquele dia não tinha pedágio e não teve tiroteio. Um super strogonoff prepara do pela dona Eunice – Nica para os de casa. As conversar foram variadas, mas dois grandes assuntos pautaram o dia: morte de Michael Jackson, com o DVD rodando, e a festa de 15 anos da Lidi, também, pasmem, com o DVD rodando. Meus queridos, para alguns, como o tempo faz bem... Para outros, como diria meu amigo Leandro: “que faze longa”.

É hora de dar tchau!
Mas foi... Depois de muita risada, alguns já começaram a ir embora, outros a se aprumarem para ver o jogo e ainda um grupo de cinco pessoas se preparavam para pegar a estrada.
Um fim de semana que ficou marcado... Com pessoas que conhecemos há tão pouco tempo, mas que já fazem parte da nossa vida tão de perto.
À noite, quando a nave incandescente preparava-se para voltar ao seu destino alguém comentou: “imaginem se nós não nos conhecêssemos: nós estaríamos vivendo aqui, eles lá etc. O que seria diferente...?” Imediatamente respondi: “o bater de asas de uma borboleta no ocidente pode causar um ciclone no oriente", Edward Lorenz.

6 comentários:

  1. Q lindo!!!! vo até chora !!!!!
    Pode ter toda a certeza, um findi inesquecivel!
    Amo todos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Amigo!!! (Posso dizer isso com TODAS as letras!)
    Lindo o texto (comecei rindo e acabei chorando), fim de semana maravilhoso e companhias inesquecíveis!!!!
    Agradeço a Deus por ter conhecido vocês!!!!!
    Nunca vou cansar de dizer isso!!!
    AMO TODOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Mas bah!! Te puxou hein amigo?!?! So esqueceu de um detalhe... Q em meio a tantas risadas, comilanças, e passeios, rolou muito coice também!! Mas claro! Junto com as palavras vinha a encenação desse coice, o q jah aliviava o clima e tudo virava risada de novo!!!
    Realmente foi um fim de semana inesquecivel, na companhia de amigos especiais (os de longe e os de perto!), e a melhor parte disso tudo é saber q essa amizade não vai acabar... Pq como a Carine sempre gosta de lembrar: amigos serão amigos para sempre se o Senhor for o Senhor deles!
    Amo muito tudo isso!!!

    ResponderExcluir
  4. Mas bah tchê!! Muito bom o texto Cleitim! Realmente foi um findi muito massa! Eu me diverti muito! Pena que passou tão rápido!! Temos que repetir...
    Abraço!
    (Não tô com pressa, só estou mascando chiclete!)

    ResponderExcluir
  5. Bah que legalzão este post !! te puxou em Cleitinhoo ... bah embora eu não conheça toda a galera que tava aqui .... sorriiii tanto ao ler isso ... é incrivel ver como Deus sustenta as amizades .. o quanto ele é poderoso e prepara cada detalhe nessas grandes amizades .... Ah não faço a minima ideia de quem seja o Tchesco .. mas pelo q liii curti ele ^^
    Abraço galera .. e Parabens por essa amizade que parece ser tão incrivel !

    ResponderExcluir
  6. Já havia escutado bons comentários sobre este blog, mas ler ele me fez dizer: Bah tchê, se puxou na inspiração e colocou o coração na ponta do lápis. Muito bom!!!
    Mas lógico que vou acrescentar algo aqui né, já que me integro no grupo que fez fiasco básico e também estou diretamente ligada com a Doçaria ‘Bidola’ hehe...
    Realmente Deus nos presenteou com amigos preciosos que mesmo longe (uns mto mais longe) estamos em contato e sempre que possível junto para viver momentos inesquecíveis.
    Lógico que eu gostaria ter dado uma ‘selada’ com as sobremesas na Juh (uma inclusive ajudei a preparar), mas amigos tbém tropeçam e esquecem de guardar um pouquinho p quem não está junto na hora (eu e a Ana ficamos com um amor carioca de consolação). Tudo bem...
    Fiascos, mtas fotos (rolou até tigrão), mtas risadas, mtas conversas, mto mate, mta comida.. Realimente um final de semana que ficou marcado, ralos dias, porém, com uma intensidade sem medida!!!
    Amo muito tudo isso!!!
    Abraços

    ResponderExcluir