segunda-feira, 20 de julho de 2009

Dia do Amigo – João 15.15

No capítulo 15 do Evangelho de João tem uma palavra muito interessante sobre a expressão Amigo. O versículo 15 diz o seguinte: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.”

Nesse capítulo João inicia falando da conhecida parábola da Videira Verdadeira. Ali, Jesus se compara a essa planta e associa a Deus Pai o título de agricultor. Diz que nós somos os ramos e, caso não venhamos a dar fruto, somos cortados e lançados fora. Sabemos que os galhos, os ramos são os responsáveis por frutificar – especialmente se tratando de uma videira. Para que isso ocorra, precisamos estar ligados de fato a Jesus de onde corre a verdadeira “seiva” que alimenta os “galhos”. Com esses “galhos” bem nutridos e alimentados fica muito fácil frutificar.

Pois bem, são seis versículos que falam de relacionamento. Falam de estarmos ligados a Jesus. Cumprindo com seus ensinamentos e sendo sustentado pela sua graça. Em seguida, Jesus continua falando dessa relação de reciprocidade que existe entre Deus e os homens. Fala expressamente do amor de Deus e nos orienta a amar-mos uns aos outros assim que Ele nos amou (e nos ama).

Nessa construção Jesus toca em uma grande ponto ao se referir aos discípulos. É então que ele tasca o versículo 15. Jesus não se refere aos seus como servos, mas como amigos. E ele ainda explica dizendo que tudo que Ele tem recebido do Pai tem revelado àqueles que o seguiam (e o seguem) de todo o coração.

Pois bem... Hoje é o Dia do Amigo (20/07). Deus quer ser o nosso melhor amigo. Com certeza Ele faz a sua parte. Porém, a palavra relacionamento prescinde recíproca. A pergunta nesse dia em que muitas vezes recebemos cumprimentos de pessoas que – perdoem-me a indelicadeza - não podemos nominá-las com o título de Amigo. Já o senhor Jesus está esperando o nosso cumprimento. Está esperando a nossa oração que dirá: “Senhor Jesus. Eu seu que tu és o meu melhor amigo, porém, a minha recíproca nem sempre é verdadeira. Vem cuidar de mim e faze crescer esse meu relacionamento contigo. Tudo isso pra que dia-a-dia eu possa ser um ramo bem alimentado, nutrido, que dê bons frutos”.

A todos vocês, uma feliz dia do Amigo.

4 comentários:

  1. Cleitinho... não há muito que falar, apenas um parabéns pela postagem, poucas palavras e uma grande verdade! Continue e não pare de postar, esse blog tem tudo para dar certo! No mais, fica um "Feliz dia do AMIGO!" atrasado e um grande abraço!
    Que Deus te abençoe, amigo!

    ResponderExcluir
  2. Cara, essa semana ouvi do meu sobrinho o Arthur (06) a frase, " Volnei hoje eu brinquei o dia todo com o meu MELHOR AMIGO João!!" Aquilo soou estranho por um momento no meu ouvido, pensando...ha isso é coisa de criança falar assim... Mas pensando bem acho muito legal termos um "melhor amigo" ... e continuando nos pensamentos, pensei nos meus grandes amigos... e olha que a lista foi pequena ... muitas amizades se perderam pelo tempo, distancia e tal ... Mas pensei em ti com muito carinho e espero que a nossa amizade não esmoreça, mas continue sempre um relacionamento de MELHORES AMIGOS!
    GRande abraço!

    ><> Volnei Mathies Filho

    ResponderExcluir
  3. Cleitinho honey...
    muito boa a postagem... muito bom esse nosso amigo... que nos proporciona amigos tao especiais!!! =)

    ResponderExcluir
  4. Não entendi muito, mas vlw

    ResponderExcluir