sexta-feira, 24 de julho de 2009

Pelotas, minha cidade!


No dia 07 de julho, a cidade de Pelotas completou 197 anos. Confesso que o aniversário da cidade nunca foi tão celebrado por mim quanto neste ano. Talvez as circunstâncias e o momento que eu vivia naquele início de semana me levassem a uma percepção das coisas com um tom mais emotivo.
Manhã fria... Saí de casa no mesmo horário de sempre: 7h40. Fiz o meu trajeto normal... Com o trânsito conturbado, como sempre, na avenida Fernanda Osório (isso é assunto pra um outro post). Até estacionar em frente ao prédio da reitoria da Católica, como sempre. Fiz o mate, como sempre, e me preparei para ler o jornal, como sempre.
Em ambos os jornais reportagens especiais sobre a cidade. Até uma declaração minha no Diário Popular integrava uma das matérias. O reitor era um dos personagens da grande conteúdo jornalístico especial referente à cidade. Muitos anúncios também parabenizavam a cidade e era interessante perceber os argumentos de cada um.
Em seguida, ao sentar na frente do computador abri o novo site do Diário Popular. Afinal a Católica tinha um espaço publicitário e eu precisava conferir. Nessa World Wide Web estava um dos grandes elementos que atiçaram ainda mais a minha emoção naquela data. Um vídeo... Texto do admirável Pablo Rodrigues, editor do Jornal, narrado pela voz do ator José de Abreu, ilustrado com imagens dos fotógrafos do DP e temperado com uma espetacular trilha sonora de músico pelotense. Bem, foi de fato o start emocionante para um grande dia contemplando Pelotas. Pelotas que logo em seguida foi ouvida com os acordes de Kleiton e Kledir, na música em homenagem a cidade. Jowquin do Vitor também fez parta do playlist que tocou algumas vezes durante o dia. À tarde, fui ao centro. O clima não podia ser mais característico. Acredito que são em dias como aquele que Vitor Ramil descreve essa tal estética de frio. A caminhada pelo centro foi com olhos atentos em cada detalhe, em cada rosto que comemorava a data – ou que nem se ligava nela.
À noite, saí da Universidade, fui pra academia, e em seguida tinha minha aula de inglês. Cheguei um pouco adiantado e resolvi fazer uma horinha. Aonde ir? Ora, o que estava faltando neste dia era um cafezinho no Aquário... Não me lembro se a moça disse merece... até porque o atendimento não é o forte deles. Porém, foi de um simbolismo impar. Fui pra aula e ao sair, a umidade formava uma névoa no ar, o que deixava tudo pronto para o início de mais uma poesia.
De fato, nunca vivi um aniversário de Pelotas como esse. Alias, nunca imaginei que eu gostasse tanto da minha cidade quanto vi que gosto. A cidade em que nasci, lugar onde me criei, aonde me formei e que hoje me dá o sustento.
Obrigado Deus por esta cidade tão especial e por me fazeres ver o amor que tenho por essa terra.



3 comentários:

  1. Muito bom o post! Já tinhas comentado aqui sobre essa "nova comemoração" do aniversário de Pelotas.
    De fato, é uma cidade belíssima (que, claro, precisa ainda ser muito mais cuidada), mas muitas vezes não nos damos conta no dia-a-dia.
    O texto do Pablo matou a pau, como sempre. Foi perfeito! Acho que foi o que de melhor tivemos no aniversário da cidade.
    Ahh, a foto do post também está ótima!!!

    ResponderExcluir
  2. Bah com esse post até parei para pensar .... nunca comemorei o aniversário da cidade ;( é vergonhoso não dar valor a mais esse presente que Deus me deu .. uma cidade onde posso ter a liberdade de ser Cristã ... e dar valor a esse Deus que enche meus dias com seu Amor !
    valeu Cleitinho ótimo post !!!
    e fico aguardando o próximo ! Abração !

    ResponderExcluir
  3. Bito...
    Achei o vídeo, com a música feita pelo Kleiton & Kledir "Pelotas". Após teu post, também comecei a refletir algumas coisas sobre a nossa cidade.

    Depois do blog do Paulo Santan'a, o teu é o segundo mais lido!

    Abração

    ResponderExcluir